Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Exercícios de respiração podem ajudar pessoas com refluxo


Exercícios de respiração podem ajudar pessoas com refluxo

Descoberta, feita por médicos austríacos, precisa de estudos complementares

O Globo
REUTERS — Um estudo com 19 adultos, feito na Universidade de Medicina de Graz, na Áustria, indica que exercícios de respiração profunda podem ajudar a quem sofre com a forma branda do refluxo gastroesofágico, ajudando a reduzir o desconforto e a necessidade de medicação. A descoberta foi publicada no “American Journal of Gastroenterology”.
Em geral, azia frequente (duas ou mais vezes por semana) é considerado um sinal de refluxo gastroesofágico. O problema ocorre quando os ácidos do estômago sobem para o esôfago, órgão que o liga à garganta. Isso leva à sensação de queimação popularmente conhecida como azia.
Acredita-se que o problema esteja no anel esofágico inferior, que se abriria quando não deve, permitindo que os ácidos do estômago chegassem à garganta. Sendo assim, observa Karl Martin Hoffman, médico que comandou o estudo, é possível que a respiração abdominal profunda possa ajudar quem tem refluxo, fortalecendo os músculos em torno do diafragma.
Para estudar a questão, Hoffmann e seus colegas recrutaram 19 homens e mulheres com refluxo gastroesofágico leve. Embora não tivessem lesões erosivas no esôfago, eles costumavam usar medicamentos como omeprazol, lansoprazol e esomeprazol para aliviar a queimação.
Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um deles aprendeu uma série de exercícios de respiração abdominal com um fisioterapeuta e foi orientado a realizá-los diariamente por 30 minutos. O outro grupo não aprendeu os exercícios.
Os pesquisadores usaram um pequeno cateter inserido pelo nariz até o esôfago para fazer medições da quantidade de ácido que ia se acumulando no esôfago de cada participante.
Após um mês, as pessoas no grupo que aprendeu os exercícios de respiração apresentaram uma redução na quantidade de ácido no esôfago e relataram melhorias na sua qualidade de vida, com a diminuição da azia.
Passado este período, os participantes do outro grupo também aprenderam os exercícios de respiração. E, nove meses depois, os pacientes que mantiveram esta rotina relataram estar usando remédios com menos frequência.
O problema é que apenas 11 dos 19 pacientes continuaram a trabalhar a respiração profunda. Daí a necessidade de novas análises para confirmar a descoberta.
—Este método não é o caminho mais fácil para os pacientes que quiserem controlar os sintomas do refluxo gastroesofágico — disse Hoffmann à Reuters. — Tomar remédios anti-refluxo é, naturalmente, eficiente e mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário